Seguidores

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

bullying na escola

     Eu passei algum tempo até resolver qual assunto eu iria expor no meu primeiro post, até que cheguei a uma conclusão por que não falar em bullyng? Esse é um dos assuntos mais discutidos atualmente, é um drama que afligem as escolas e ainda não foi encontrada uma maneira de acabar com esse mal. A palavra bullyng tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Quando ocorre algum tipo de violência intencional, verbal ou física, dizemos que ocorreu uma situação de bullyng.

        No ano de 2010, um adolescente de 14 anos matou outro adolescente chamado Matheus, de 15 anos, o crime aconteceu na cidade de Porto Alegre, o motivo foi por causa da prática de bullyng. Infelizmente esse é apenas um dos muitos exemplos ocorridos devido ao bullyng que está tirando a paz dos professores, pais e alunos que presenciam diariamente esse absurdo. Qual seria a solução para acabar com esses atos desumanos? Será que os pais deveriam participar mais da vida escolar de seus filhos, orientando, mostrando o caminho certo? Sem dúvidas esse seria um bom começo, mas não seria a solução por completo, por que infelizmente o ser humano quando decide cometer atos maldosos ele sente-se dono do mundo. A escola precisa está preparada para acolher esses seres humanos, na maioria das vezes adolescente, que às vezes já trazem na bagagem traumas familiares, e acabam transferindo a falto de amor para seus colegas como forma de se sentir superior, o que manda no pedaço, e acaba xingando,  maltratando e muitas vezes até matando, não estou aqui dizendo que só comete esse tipo de agressão os adolescente que tem problemas familiares, até por que têm muitos que tem uma vida estável, pais maravilhosos, que lhes dão todo amor e mesmo assim cometem maldades, o que quero dizer é que esses que tem traumas precisam de acompanhamento psicológico para entender o que se passa em sua mente, por que ele comente tais atos, por isso esse é um problema que atinge vários patamares, a escola não resolve sozinha, é preciso a colaboração de todos. Chega de bullyng, por que o ser humano merece respeito. 

                                                                                            (Luzia Medeiros)





Bem, esse foi meu primeiro post, não sei se discuti  bem o assunto, mas prometo me aperfeiçoar mais, nos próximos posts, com a prática, afinal sou acostumada a escrever textos pessoas, sobre meus sentimentos, essa é a primeira vez que escrevo algo além do meu universo, algo que está além do que eu penso, pois faz parte de todo a sociedade, mas espero que gostem.


8 comentários:

  1. Lulu, queriiiida!
    Claro que venho conferir teu trabalho!

    Adorei o primeiro assunto, foi tema de um trabalho universitário da minha mãe.

    Olha, é um caso mesmo muito sério. Acontece que quem pratica o bullying não faz por querer mas por sentir a necessidade de fazer, é como se satisfizessem a sua vontade. É uma coisa muito psíquica que mexe com o relacionamento do seu eu com os outros. Lembrando que bullying não é simplesmente alguém maltratar outra, mas quando esses casos vem com uma frequência acontecendo.

    Como você mesma disse, o praticante pode ser alguém que já foi vítima do bullying em casa, com diversos tipos de agressões, ou até mesmo que já tenha presenciado cena de agressão ou de bulllying (no geral, de forma repetida) dentro de casa, nas ruas, na escola, no meio em que vive...
    Eu não sei explicar direito... mas é nesse caminho! rsrs

    Gostei da forma como você tratou disto, minha amiga!

    Ah, já estou seguindo aqui :D

    Deus te cuide sempre, sempre!
    Bom domingo!
    Beeeeeijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo blog, super inteligente. É importante que as pessoas comecem a ter mais consciência dessas coisas.Beijo.

    ResponderExcluir
  3. O bullying não é um problema físico local e sim um problema subjetivo global, aonde do mesmo jeito que acontece a opressão ao mais fraco nas escolas, os países imperialistas fazem com os países pobres, tal como a idéia do capitalismo é a exploração para a conquista do poder!!!


    Obrigada por estar com a gente em nosso mundo dos sonhos.
    Beijos,
    Adriana,
    Clube dos novos autores

    ResponderExcluir
  4. Esse realmente é um assunto muito sério.

    ResponderExcluir
  5. Creio eu, que a política do amor ao próximo, após mais dois mil anos pregados por Cristo, está longe de ser alcançado pelos pais a ensinarem seus filhos.
    Beijocas!♥

    ResponderExcluir
  6. .



    O cara não sai sem ela.
    Vive por ela, mas quando
    olha o que ela acha que
    não deve, Jesus do céu!
    O mundo vem abaixo...

    Amanhã, no meu blog.

    Espero você.

    silvioafonso





    .

    ResponderExcluir
  7. Luzia seja bem vinda, agradeço as tuas palavras.
    Desejo a ti um excelente 2013!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir